domingo, 19 de novembro de 2006

Dose Final na Metrópolis: 20 Anos Depois



Hoje, segunda feira, 20 de Novembro de 2006.
Amanheço com uma certa confusão de sentimentos: Nostalgia, Melancolia, Alegria, etc.
A exatos 20 anos, eu fazia parte de uma banda de rock and roll chamada "Dose Final".
Num momento em que o rock brasileiro estava a pleno vapor, nós, procurávamos o nosso lugar ao sol, mesmo cientes de que o "hard rock" só tinha espaço no "underground" carioca.
Naquele tempo misturávamos blues, rock pesado, baladas românticas e litros de whisky.
A frente da banda eu cantava canções que falavam de sexo, drinks, diversão e medo.
Na sua guitarra "Gibson SG 73", o incrível Sammy Haua construia uma massa sonora suja e irresistível, com suas frases e riff inconfundíveis.Visceral, ele era o cérebro do Dose Final.
Na bateria, um jovem mineiro de Juiz de Fora chamado Elias El' Rock Chaim, que dotado de uma pegada fulminante, trazia toda a sua influência de Cozy Powel, Ian Paice, Eric Carr e acima de tudo de John Bonham, daí o seu apelido de "João Borrão".
Havia ainda um menino tímido e na maioria das vezes mudo... quieto. Mas o talento prodígio de Sérgio Gurgel em seu instrumento era o suficiente para dizer "quem ele era".
A banda já tinha uma pequena "legião" de seguidores, formada em grande parte por amigos, namoradas e outros malucos que apreciavam o bom som que o "Dose Final" fazia.
No dia 20 de novembro de 1986, tocamos numa das grandes casas de shows de rock da época.
A "Danceteria Metrópolis" ficava em São Conrado, e nas suas quintas feiras, abria seu espaço para as novas bandas cariocas, que se multiplicavam em cada esquina e em cada garagem.
Sabe aquela noite em que tudo pode dar certo? Pois era uma noite dessas. E mesmo com alguns problemas no som, fizemos o grande show da história - do hoje "cult", Dose Final.
O clima era tão bom que resolvemos mandar o "set list" para o espaço e também tocamos canções que havíamos combinado "não tocar de jeito nenhum".
"Noites Longas", "Diante da Loucura", "Alucinações Homogêneas", "Quem Sabe", "Desejo", "Juntos", "Noite de Rock" e outras canções das quais já nem me lembro bem, mas que eram o que chamávamos de uma overdose de rock and roll.
Seguimos juntos até meados de 1987, e depois, cada um seguiu o seu rumo.

Eu segui meu caminho mas por todos esses anos sempre lembrei muito dessa data.
Fui para o sul, e por lá fiquei durante dez anos. Voltei para o Rio e sigo tocando, compondo, escrevendo e também as voltas com a T.I.

Elias "El Rock" Chaim segue sua carreira de Engenheiro Naval, e mantem algumas atividades com a música.Depois do Dose Final esteve em diversas bandas como Vid e Sangue Azul, (gravou um LP), Silex (com quem gravou dois cds), Contra Vontade, Damas não pagam, Cláudio Gurgel, entre outros.Durante o período em que estive no sul, ele chegou a me visitar algumas vezes por força do trabalho.Atualmente está casado, tem um filho, mora no Rio de Janeiro, e está gravando material com sua nova banda: "Attude".
De vez em quando nos encontramos em shows de rock, como no Whitesnake e Judas Priest.

Sérgio Gurgel , depois de sua passagem pelo Dose Final, manteve sua participação no Silex até a gravação do primeiro CD da banda.Excelente baixista, ele esteve também tocando com Contra-vontade, além de outros nomes e bandas de rock.
Hoje tornou-se um brilhante advogado e professor, mas não mantem mais nenhuma atividade musical.Casado, pai coruja de um casal de filhos, ele mora no Rio de Janeiro, e na medida do possível temos mantido contato.

Sammy Haua - Esse grande guitarrista infelizmente, vive hoje, longe da música.
Depois do fim do Dose Final, ele ainda fez uma tentativa de remontar a banda com outros integrantes mas não deu certo.
Migrou para o Sul, morando em Curitiba,e seguindo depois para o Paraguai.
Além do talento para música, Sammy tornou-se um expert em computação, tanto em hardware como em desenvolvimento de softwares.
Em 96 quando eu fui para o sul, tive a alegria de reencontrá-lo no litoral do Paraná.
Trabalhamos juntos na área da informática, e escrevemos juntos algumas crônicas e roteiros humorísticos muito engraçados. Foi um período muito divertido, mas sem nenhum contato com música.
Nos fim dos anos 90 ele voltou ao Rio, especificamente para Cabo Frio, e hoje pelo que sei mora em Santa Tereza e trabalha no ramo de antiguidades.
Depois da minha volta ao Rio, foi o único integrante do "Dose Final" com o qual não tive contato.
Sem dúvida alguma um cara que me ensinou muuito sobre o blues e o Rock And Roll.

A gravação do show que hoje completa 20 anos anda circulando pela internet em MP3 bem como os registros do Dose Final em estúdio.
Ainda há uma comunidade no orkut sobre a banda em:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=8907245

No meio daquela turma que acompanhava o "Dose Final" em todos os cantos em que tocávamos, havia um menino chamado "Claudinho".
Fã incondicional do "Kiss", ele sabia todas as letras e notas das canções do Dose Final.
O "Claudinho" de quem a gente tanto gostava era irmão do baixista Sérgio Gurgel.
Hoje, vinte anos depois, ele é conhecido como Cláudio Gurgel: Um dos mais talentosos guitarristas e produtores musicais que eu conheço.
É um dos meus grandes parceiros na música, está empenhado na produção do meu CD, e estará também no novo projeto de Guto Goffi, do Barão Vermelho .
Ao ver a carreira daquele "Claudinho", percebo que aquela "Dose" não era a "final"...
Ainda bem!
Um grande abraço para Sammy, Sérgio e Elias!
Long Live to Rock and Roll!!!!!!!

19 comentários:

Anônimo disse...

Anderson,
Senti em cada palavra do teu texto, uma ponta de emoção.
Seja na música ou na literatura , você sempre é assim: emoção pura.
Com o Dose Final deve ter sido do mesmo jeito, e tive a oportunidade de ouvir o som de vocês em mp3, e confesso fiquei espantada com tanta energia.
Parabéns por colocar tanta emoção em tudo o que você faz.
Te admiro muito, Simone Vianna.

Anônimo disse...

No comentário postado pela Simone está toda a verdade. Vc é movido a emoção!
Confesso que pela primeira vez que ouvi o Dose final, não acreditei que fosse vc, visto a fúria que vcs tinham no palco.
Hj entendo que o Dose final era o embrião da carreira de um homem talentoso e inspirado, seja com o violão, seja escrevendo ou seja cantando.
Se já fazem vinte anos deste show, saiba que vc é um coroa... kkkkk
Um coroa deliciosamente jovem!
Um beijo meu querido.
Long Live Lobone!

Anônimo disse...

Ahahahah
Euuuuuuuuuuuu estava lá!!!!
Estamos velhos meu bom amigo!
Grande show aquele.Vc e o Sami estavam endiabrados!muito bom.
Uma época que deixou saudades.
Mas hj vc continua um grande artista, meio velhinho , mas muito bom... ahahahahah
um abç amigao

Anônimo disse...

Grande Anderson,
que bom saber que tu ainda esta na ativa.
Curti muito o som de vocês.
Espero que todos os membros da banda estejam bem.
beijao

Anônimo disse...

Anderson tive a oportunidade de ver o dose final na cidade tres rios num festival de rock.
Voces nunca mais estiveram juntos tocando?
Nessa onda de revival que tal tentar?
abraços

Anônimo disse...

rapaz!!!!!!!!!!!
e nao e que aquele bando de doidos viraram cult?
Eu estava nesse show de vocês pois sempre ia a metpolis.
se vc era o cara que cantava porra mandava muito bem e tomava todas com certesa.
rockenroll na veia
vlw

Anônimo disse...

Incrível
eu lebro do show de vcs sim.
muito bom, eu trabalhei na metropolis.
eraq rock de primeira que vcs faziam hein?
onde encontro as gravações daquel show?abraços

Anônimo disse...

Simplesmente do caralho ;/

Anônimo disse...

Quero dizer que é alegria indescritível encontrar o seu blog e justamente num dia tão especial.
O Dose era uma banda sensacional e tive a oportunidade de assistir os ensaios antes mesmo dos primeiros shows.
Vejo também que vc se tornou um grande poeta, mas para mim fica na lembrança um outro dom seu:
Anderson vc tem uma das mais belas vozes que eu conheci.
Tô muito feliz e vou fazer contato com outros amigos que gostavam do Dose Final para vir ate aqui.
Um beijo bem grandão.

Anônimo disse...

Eu posso dizer que conheço o trabalho do Dose Final das MP3 da internet, mas eu tive a alegria de ver o anderson tocando violão e cantando aqui em Porto Alegre duas musicas do Dose Final, acho que Desejo e Quem Sabe, e ainda Old love do Eric Clapton.
Eu sempre o adorei como poeta e escritor, mas esse danado tem uma voz linda linda linda linda.
Como se diz aui no sul:
Poeta, voz linda, charmoso? Que homem é esse meu Deus?
Vc sabe o quanto sou tua fã.Bjs

Anônimo disse...

Puta merda
eu enxi os cornos nesse dia.
bebi pra cacete e nao me lembro de porra nenhuma
mas o dose era do cacete.
Bota pra fude aiiii
valew

Anônimo disse...

Fiquei emocionado em lembrar do Dose Final, o sami era um espetacular guitarrista e vc muito louco no palco.
Que coisa boa saber um pouco sobre como esta a vida de vocês.
abçs

Anônimo disse...

Fala Andersssssssssssssssson
Porra vc ainda esta vivo cara?
Deve ter uns 15 anso que nao te vejo,vamos marcar de tomar umas e outras e por o papo em dia.
Esse show foi realmente do cacete, e eu nao esqueço.
Vamos bebemorar esta data especial para os porra loucas do rock!

Anônimo disse...

"Quando à noite eu procuro, palavras para escrever, o mesmo de viver passa desapercebido".
Dose Final, Papel de Mil e UPI foram as grandes bandas do underground carioca dos anos 80.
Anderson Julio, parabéns pelo blog, pela lembrança e pelo seu talento.
abçs

Anônimo disse...

eu estava lá também
um grande show sem dúvida
alem de tudo havia os seus comentários sobre cuecas e calcinhas huahuahuahuahua
muito bom
abraço

Anônimo disse...

Eu conheci o trabalho do Dose através de MP3 na web e vi que era rock de primeira mesmo.
Parabéns pelo seu passado e seu presente Anderson , sou sua fã.
beijinhos

Anônimo disse...

grande dose finalo grande anderson

Anônimo disse...

PARTE 1
Meus amigos,a única coisa que tenho a dizer é: SAUDADES DAQUELA ÉPOCA onde o SOM era o café da manhã,o almoço e o jantar da galera. Às vezes rolava uma OVERDose e o som também era a birita da galera.O som da banda era uma raiz do rock nacional.A guitarra, a voz, o baxio ou seja, aquela massa sonora era uma pulsação só. Uma química que rolava com aqueles 4 caras!E feita por 4 caras que ainda (mesmo sem tocar!!)conhecem o bom som do ROCK & do BLUES!!

Anônimo disse...

PARTE 2
Um abraço aos amigos Sammy, Sérgio & Anderson.
"Quem sabe" um dia nos encontramos para fazermos uma FAREWELL TOUR!!
PS.: Logicamente iso só pode ocorrer se a gravadora deixar....rs...rs.r.s.Um abraço a todos!!