terça-feira, 7 de novembro de 2006

Quitéria Chagas, esse é o nome dela!



A cerca de um ano postei em meu antigo blog, uma crônica sobre a madrinha da bateria da
escola de samba Império Serrano.
Quitéria Chagas... esse é seu nome!
Naquela época eu muito pouco sabia sobre ela. Eu estava completando quarenta anos de idade
e me encotrava simplesmente encantado com aquela morena de tirar o fôlego.
Não que hoje eu esteja menos encantado, muito pelo contrário, pois Quitéria é uma tsunami de encantamentos para pobres mortais como eu.
Por conta de meu trabalho e de uma comunidade no orkut, acabei a conhecendo um pouco mais,
bem como a sua família e seus trabalhos.
Aquele sorriso deslumbrante está mais próximo desse poeta, é verdade,
mas não diminui em nada a admiração que nutro por essa moça que além de bela e talentosa, tem uma alma linda.
Nesse meu blog você pode encontrar uma poesia que fiz para Quitéria Chagas,
chamada "A Cada Maio" e que está nesse link:
http://andersonjulio.blogspot.com/2006/05/cada-maio-anderson-julio.html
Hoje passei por um outdoor na cidade e a ví... linda!
Quase bati o carro... parei o transito.. me xingaram... mas valeu a pena!
Quitéria Chagas hoje está fazendo seu primeiro trabalho como atriz.
Ela é a "Dorinha" na novela das oito, Página da Vida... linda que só!
Então, por causa desse trânsito louco que mal permite que um poeta admire sua musa,
republico a minha crônica de um ano atrás, chamada...
"Quitéria Chagas e o meu carnaval quarentão"
Um beijo e um queijo!


"Quitéria Chagas e o meu carnaval quarentão"

Pois bem, como não tem mais jeito, resolvi relaxar em relação a ser um quarentão, e pela primeira vez, me dedicar integralmente a folia de mômo aqui no Rio de Janeiro.
Desde o inicio do mês tenho feito programas carnavalescos.
Comecei pelas apresentações da GRES Vila Isabel (aquela do bairro do Noel!)
no shopping Nova América e dei largada no meu reinado momesco.
Na quinta dia 23/2, fui ao ensaio geral do Império Serrano, em Madureira,
e como sempre, fui absolutamente bem tratado.
Aliás alí, eles sempre tratam este poeta que vos escreve como um rei.
E aquela bateria gente? O que é aquilo?
Olha tenho andado por ai mas nenhuma bateria me traz o impulso de literalmente "me acabar" como aquela do Império Serrano.
Como se não bastasse ser bem tratado, as pessoas serem tão simpáticas e alegres,
aquela bateria nota 1000, o reencontro de tantos velhos amigos,
o Império Serrano ainda tem uma riqueza deslumbrante que atende pelo nome de...
Quitéria Chagas.
A madrinha de bateria da escola madureirense é simplesmente divinal,
colossal, admirável, irresistível, contagiante,
e tenho a certeza que todos estes adjetivos são poucos para traduzir aquela moça.
Ela definitivamente não faz o tipo "gostosona" de outras madrinhas de bateria do Rio.
Nada tem de parecido com Luanas Piovanis, Carois Castros, Vivianes Araújos,
Lumas de Oliveiras, ou Adrianas Bombons.
Quitéria simplesmente é o que há, com aquele sorriso devastador
e olhar que "vê" os mais secretos cantos da nossa alma.
Ao chegar, devidamente cercada de seguranças,
passou pelos camarotes distribuidos acenos e olhares de simpatia.
No camarote do presidente, ainda comentei com meu amigo Osmar de Paula:
- De que planeta será que ela veio?
Depois de devidamente anunciada, ela seguiu até o espaço destinado a bateria da escola,
e começou aquilo que este pobre poeta classifica como
o "Espetáculo Ritual da Magia de Luz com Requintes de Crueldade".
À frente da bateria, Quitéria consegue inexplicavelmente crescer e brilhar ainda mais,
por mais que isso pareça improvável ou até impossível.
Cada vez que ela abre seus braços parece que os Deuses do Olimpo dão as mãos
e uma luminosidade inacreditável exala daquela mulher que mesmo sem trajes apelativos, prende a atenção de homens, mulheres, crianças, etc.
Ela é simplesmente divina.
Alterna momentos divinais, quando por vezes se parece com uma Deusa Hindu,
outras uma dançarina árabe, hora uma índia, hora a mãe oxum a se banhar na cachoeira.
Seus braços parecem estender até o infinito,
e serem os elos de ligação com o astral superior, com o cosmo, com a fonte da vida...
por fim... ela é mesmo divinal!
A conheci no ano passado quando o Império Serrano
recebeu uma comitiva de Ministros dos Esportes dos países da América Latina.
Naquela oportunidade, lembro que ela quebrou o salto de sua sandália,
e ofereceu aquele pé lindo a um passista para que lhe tirasse o calçado
e lhe deixasse sambar descalça.
Recordo que o ministro Agnelo Queiróz, olhava a cena como que petrificado,
tal a doçura dos movimentos de Quitéria.
Tenho certeza que o ministro gostaria de tirar aquela sandália dos pés da musa....
Ah... e eu também!
Mas voltando ao presente, na última quinta feira,
depois de brindar toda a família imperiana com sua magia e graça,
Quitéria foi aos camarotes abraçar a cada convidado da escola.
Ao me reencontrar, abraçou-me com graciosidade, comentou o fato
de eu ter cortado meus longos cabelos (agora sou carequinha!)
e falou de sua ansiedade para a hora do desfile.
Tiramos algumas fotos, e depois ela se foi, a encantar todos os outros camarotes.
Fiquei parado, inerte e mudo por algum tempo.
Já de madrugada, ao sair da quadra imperiana, percebo que ela está ao meu lado,
também indo embora.
Um táxi a esperava de portas abertas.
Ela entra e ainda tem tempo de dizer "tchau" e dar adeus a esse pobre poeta...
Lá foi Quitéria de volta ao seu pantheon sagrado.
Fui para casa com uma estranha intuição que um dia escreverei um romance chamado "O poeta e a Passista"...
No dia seguinte, sentado a beira da cama penso em quantas linhas já escrevi para
Luanas Piovanis, Carois Castros, etc, e me pergunto:
O que fazer desta vida sem Quitéria Chagas?

(Publicado em 25/02/2006)

Nenhum comentário: